Santos prorroga suspensão temporária de bombardeios a acampamentos das Farc

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2015 16h53
  • BlueSky

Bogotá, 9 abr (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, prorrogou nesta quinta-feira por 30 dias a suspensão de bombardeios aos acampamentos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) decretada há um mês, ao constatar que essa guerrilha está cumprindo o cessar-fogo unilateral e indefinido que iniciou em 20 de dezembro.

“Decidi prorrogar por mais um mês, e espero continuar fazendo isso no futuro, a suspensão dos bombardeios”, assegurou Santos durante a comemoração do 250º aniversário do nascimento de Antonio Nariño, precursor da independência da Colômbia.

O presidente explicou que tomou a decisão após receber relatórios do ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, e dos altos comandantes militares nos quais se assegura que essa guerrilha “manteve e respeitou o cessar-fogo unilateral”.

Como ocorreu durante a primeira suspensão temporária de bombardeios, anunciada no dia 10 de março, a medida poderá ser interrompida se as forças militares detectarem “uma ameaça iminente sobre uma população”, destacou o líder.

O anúncio presidencial foi divulgado poucas horas depois que viajou a Havana a equipe negociadora do governo nos diálogos de paz com as Farc.

A ilha, que desde novembro de 2012 recebe as negociações de paz, voltará a ser palco amanhã de um novo ciclo de diálogos, o de número 35, que abordará simultaneamente o reconhecimento e reparação das vítimas e a desmobilização e desarmamento dos rebeldes.

A expectativa é que a prorrogação da suspensão de bombardeios favoreça o clima na mesa de conversas, que nas últimas semanas alcançou importantes acordos para reduzir a intensidade do conflito armado, tais como a erradicação de milhares de minas enterradas na Colômbia. EFE

cdb/rsd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.