Santos visita passagem de fronteira com a Venezuela fechada por Maduro

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 19h41
  • BlueSky

Bogotá, 15 set (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, chegou nesta terça-feira à passagem de Paraguachón, na fronteira com a Venezuela, que foi fechada há uma semana por ordem do colega Nicolás Maduro.

“Novamente em região de fronteira com ministros. Em Paraguachón anunciaremos medidas que garantam o bem-estar dos compatriotas”, escreveu Santos em seu conta no Twitter.

O líder colombiano fez um percurso pela região, que faz parte do departamento de La Guajira, no extremo norte da Colômbia, e dialogou com membros da comunidade local para verificar a situação da fronteira com a Venezuela e adotar as medidas correspondentes, segundo um comunicado da presidência.

Santos está acompanhado pela chanceler María Ángela Holguín e pelos ministros da Defesa, Luis Carlos Villegas; Transporte, Natalia Abello e de Habitação, Luis Felipe Hainaut.

Além disso, acompanham os diretores do Departamento para a Prosperidade Social (DPS), da União Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD), o defensor público Jorge Armando Otálora, o presidente da Câmara dos Representantes e o governador de La Guajira.

O trecho fronteiriço de Paraguachón, que liga o departamento de La Guajira ao estado venezuelano de Zulia, foi fechado no último dia 7 de setembro por ordem de Maduro, com o objetivo de combater o contrabando e supostos paramilitares que operam na fronteira.

A passagem foi interditada quase 20 dias depois do fechamento da fronteira entre o departamento colombiano Norte de Santander e o estado venezuelano de Táchira.

Desde o início da crise fronteiriça entre ambos os países, pelo menos 1.482 colombianos foram expulsos da Venezuela e 19.952 abandonaram o país vizinho com medo de serem expulsos, segundo um relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.