Sargento americano retido no Afeganistão chegará aos EUA nesta madrugada

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2014 16h12

Washington, 12 jun (EFE).- O sargento Bowe Bergdahl, o último prisioneiro de guerra americano no Afeganistão, voltará nesta madrugada aos Estados Unidos após ter sido submetido a um tratamento em uma base militar na Alemanha, informou nesta quinta-feira à Agência Efe um porta-voz do Pentágono.

Bergdahl, um militar de 28 anos que passou cinco anos nas mãos de grupos talibãs, entre eles a terrorista Rede Haqqani do Paquistão, desembarcará na madrugada desta sexta-feira no Brooke Army Medical Center de San Antonio, no Texas.

Sua libertação, em troca da transferência de cinco líderes talibãs de Guantánamo ao Catar, gerou uma grande polêmica nos EUA, já que setores da oposição republicana acusaram a Administração do presidente Barack Obama de ter aceitado negociar com terroristas e não ter informado o Congresso sobre essa operação.

Bergdahl foi entregue às forças americanas no último dia 31 de maio na fronteira entre Afeganistão e Paquistão. Posteriormente, o militar foi trasladado à base militar americana de Landstuhl, na Alemanha, onde iniciou seu processo de recuperação após ter passado um longo período em cativeiro.

Os doutores militares assinalaram que o militar estava em “boa condição física”, embora tenham feito ressalvas sobre sua situação psicológica.

No entanto, segundo alguns companheiros de sua companhia, o militar não teria sido capturado e sim desertado, fato que contribuiu para aumentar ainda mais a polêmica em torno da libertação do militar.

Durante sua estadia em San Antonio, Bergdahl não terá nenhuma aparição pública para priorizar sua recuperação.

As condições de sua libertação e as críticas a sua possível deserção fizeram com que uma cerimônia de bem-vinda a sua cidade natal – em Haley, Idaho – fosse cancelada na última semana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.