Salvador faz Dia D contra o sarampo; veja quem deve se vacinar

  • Por Jovem Pan
  • 10/08/2019 16h32
Marcelo Camargo/Agência Brasil Enfermeira aplicando vacina em uma criança SP realiza mutirão de vacinação contra o sarampo neste sábado, 22

A prefeitura de Salvador realiza neste sábado (10) o Dia D da Vacinação contra o sarampo. Oitenta e dois postos de saúde oferecem, até as 17h, a vacina contra a doença, transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro, a tosse e fala.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a população com idade entre 12 meses e 49 anos que ainda não se protegeu deverá comparecer a uma dessas unidades munida do cartão de vacina e documento de identificação para atualização vacinal.

“É importante ressaltar que a imunização não será indiscriminada, ou seja, será avaliada a situação vacinal de cada pessoa. Quem já tomou a vacina não precisa ser revacinada porque já está protegida”, disse, em nota, a subcoordenadora de Imunização, Doiane Lemos.

De acordo com a prefeitura, a vacina está disponível na rede básica de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A tríplice viral imuniza contra o sarampo, a rubéola e caxumba.

Veja quem deve se vacinar contra o sarampo:

– de 12 meses a 4 anos: uma dose da tríplice viral e uma dose da tetra viral (com intervalo de 30 dias);

– de 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral (com intervalo de 30 dias);

– de 30 a 49 anos: uma dose da tríplice viral;

– Profissionais de saúde de qualquer idade, portando documento comprobatório (crachá, contracheque, carteira de trabalho): duas doses da tríplice viral, respeitando o intervalo de 30 dias após a primeira.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.