Schäuble vê sucesso de dura postura com a Grécia após acordo de 3° resgate

  • Por Agencia EFE
  • 15/08/2015 10h18
  • BlueSky

Berlim, 15 ago (EFE).- O titular de Finanças alemão, Wolfgang Schaüble, afirmou em entrevista divulgada neste sábado pela rede “Deustche Welle” que o novo acordo para um terceiro resgate à Grécia representa uma confirmação da dura postura defendida pela Alemanha diante da Atenas.

Segundo Schäuble, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras acabou por reconhecer que se a Grécia quer permanecer no euro terá que se esforçar.

“Isso é o que estou dizendo há muitos anos. A Grécia só pode continuar sendo membro da zona do euro realizando esforços extraordinários”, disse.

O governo grego “deve fazer mais ou menos o contrário do que prometeu durante a campanha eleitoral”, disse o ministro, que acrescentou que Tsipras optou agora por empreender os esforços necessários.

Nesse sentido, Schäuble expressou sua esperança de “que funcione” e reiterou a disposição a prestar assistência.

A Grécia se deu conta, por causa das duras discussões mantidas em julho, que não pode seguir como fez até agora, declarou Schäuble, que acrescentou que “os gregos devem fazer sua parte” para retornar a uma caminho sustentável.

“Nunca faltou solidariedade europeia; disposição por parte da Grécia, às vezes sim”, criticou.

Por outro lado, o ministro lembrou que “o decisivo é que a dívida seja sustentável”, ao mesmo tempo que reiterou que o direito europeu não contempla uma remissão de dívida para a Grécia.

“O decisivo é que as medidas sejam implementadas com rapidez para criar uma dinâmica de crescimento mais forte na Grécia”, acrescentou.

Schäuble lembrou que até quarta-feira cada um dos Estados-membros da zona do euro deverá ter ratificado o acordo para um terceiro resgate.

Segundo informam hoje os meios de comunicação, o Bundestag (parlamento alemão) convocará na quarta-feira uma sessão extraordinária para votar sobre o novo pacote de ajudas à Grécia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.