Secretário de Defesa dos EUA chega à Índia para assinar acordo marco
Nova Délhi, 2 jun (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, chegou nesta terça-feira à Índia em uma visita oficial de três dias durante a qual se reunirá com líderes políticos e assinará um esperado acordo marco de colaboração em Defesa para a próxima década.
Durante sua estadia, Carter se reunirá com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, além dos ministros da Defesa, Manohar Parrikar, e das Relações Exteriores, Sushma Swaraj, informou o governo da Índia em comunicado.
O secretário chegou ao gigante asiático após participar do fórum anual “Diálogo Shangri-La” em Cingapura, onde anunciou que assinaria o Marco para a Relação de Defesa Estados Unidos-Índia durante sua visita a Nova Délhi.
Esse acordo marco definirá as relações entre ambos países durante os próximos dez anos e reforçará sua colaboração “em tudo, desde segurança marítima, até porta-aviões e cooperação em tecnologia de motores a reação”, indicou Carter em Cingapura.
Acompanhado de uma delegação de alto nível, o secretário americano visitará um comando naval no sudeste da Índia e depois viajará à capital do país, onde amanhã se reunirá com vários líderes políticos.
Esta é sua primeira visita como secretário de Defesa, embora já tinha viajado à Índia como número dois dessa pasta em seu papel de “principal arquiteto” da Iniciativa de Comércio e Tecnologia de Defesa (DTTI, sigla em inglês), para a coprodução de material em solo indiano, destacou o Executivo em sua nota.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajou em janeiro ao país asiático e acordou com Modi aumentar a cooperação bilateral em defesa, energia nuclear, comércio e energias limpas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.