Secretário de Habitação dos EUA apoia candidatura de Hillary Clinton

  • Por Agencia EFE
  • 13/01/2015 18h27

Washington, 13 jan (EFE).- O secretário Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos, Julián Castro, apoiou nesta terça-feira a eventual candidatura presidencial da ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, e disse que ela fará um “grande trabalho se for escolhida presidente” do país.

Hillary Clinton “fez um grande trabalho como Secretária de Estado e tenho certeza que, se for escolhida presidente, fará um grande trabalho para o país também”, disse hoje Castro em entrevista coletiva para expor os planos de seu Departamento para 2015.

Clinton avalia disputar a corrida à Casa Branca em 2016, mas ainda não anunciou oficialmente sua candidatura.

Castro entrou nas apostas como possível candidato à vice-presidência democrata após se transformar, em 2012, no primeiro latino a abrir uma Convenção Nacional Democrata, quando era prefeito de San Antonio, no Texas.

Hoje ele ainda destacou que Clinton é uma “pessoa extremamente talentosa que fez grandes contribuições para o progresso nacional nas duas últimas décadas”.

Ao ser perguntado se cogita a vice-presidência, Castro respondeu, como em outras ocasiões, que a única coisa que ocupa sua mente agora é o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, que rebatizou informalmente de “Departamento da Oportunidade”.

“Acho que, em qualquer coisa que faz na vida, o primeiro passo para estar satisfeito e ter um grande futuro, qualquer que seja esse futuro, é fazer um grande trabalho. E se não fizer esse trabalho pode dizer adeus a esse futuro, portanto estou tentando fazer um grande trabalho com o que tenho a frente agora”, afirmou.

Os jornalistas também perguntaram se pensava em seguir o caminho de um de seus antecessores, Andrew Cuomo, que foi secretário de Habitação no segundo mandato de Bill Clinton (1997-2001) e é governador do estado de Nova York desde 2011.

“Meu objetivo é fazer um grande trabalho nos próximos dois anos. Não há um grande plano após isso”, insistiu.

No entanto, Castro opinou sobre outros possíveis candidatos à presidência pelo lado republicano, como o governador do Texas, Rick Perry, e o senador por esse mesmo estado, Ted Cruz.

Ele afirmou manter uma relação “cordial” com Perry, com quem trabalhou sobre vários assuntos de desenvolvimento econômico quando Castro era prefeito de San Antonio, embora “obviamente” não estejam de acordo em muitos temas.

Em todo caso, disse que está disposto a trabalhar tanto com Perry como com Cruz, ou com outros políticos republicanos, porque seu objetivo “é criar mais oportunidades para as pessoas que estão aí fora”. EFE

bpm/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.