Senado aprova memorando de cooperação entre Guiné Equatorial e Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2015 09h11

Redação Internacional, 16 abr (EFE).- O Senado da Guiné Equatorial aprovou por unanimidade o memorando de cooperação entre o país e o Brasil, anunciou nesta quinta-feira o Escritório de Informação e Imprensa em seu site.

Em março, o governo do presidente Teodoro Obiang pediu ao Senado a aprovação desse memorando, no qual, entre outros assuntos, está incluso o acordo de cooperação de supressão de vistos a favor dos cidadãos de ambos países com passaportes diplomáticos, oficiais e de serviço.

O memorando conta também com acordos para a criação de uma Comissão Mista de Cooperação, Educação, Técnica e do Exercício da Atividade Remunerada para dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico das missões diplomáticas, consulares e de organismos internacionais.

A câmara alta do país aprova este memorando nove meses depois do ingresso da Guiné Equatorial no clube da língua portuguesa, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que em julho realizou uma cúpula em Díli (Timor- Leste).

Guiné Equatorial e Brasil iniciaram suas relações diplomáticas em 1974 e, durante a visita de Obiang a dito país em fevereiro de 2008, foram assinados 14 projetos de cooperação em matéria de agricultura, saúde, esporte, transporte, petróleo e educação, entre outras.

A troca comercial entre os dois países aumentou significativamente nos últimos anos e passou desde US$ 3 milhões em 2003 até US$ 243 milhões em 2007, segundo fontes oficiais de ambos países.

Em janeiro de 2006, a companhia petrolífera Petrobras anunciou sua entrada na Guiné Equatorial mediante a compra de uma participação de 50% em uma concessão para o exploração de petróleo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.