Senado revoga permissão dada a Putin para enviar tropas à Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 25/06/2014 07h52
  • BlueSky

Moscou, 25 jun (EFE).- O Conselho da Federação (Senado) da Rússia revogou nesta quarta-feira a permissão para enviar tropas à Ucrânia que outorgou ao presidente russo, Vladimir Putin, em 1 de março.

A decisão da câmara Alta foi adotada a pedido do próprio chefe do Kremlin por 153 votos a favor e 1 contra.

“Um voto contra?. Não é um erro?”, perguntou a presidente do Senado, Valentina Matvienko, após conhecer o resultado da votação.

Segundo a presidência russa, Putin pediu ontem a revogação de dita autorização a fim de favorecer “a normalização da situação nas regiões orientais da Ucrânia” e também em vista do início das negociações entre as partes em conflito.

Ao apresentar o projeto de resolução, o presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Senado, Viktor Ozerov, destacou que a Rússia se reserva ao direito de supervisionar a situação na Ucrânia.

“Consideramos que a Constituição e as leis federais concedem ao presidente da Rússia funções suficientes para influenciar na situação na Ucrânia”, acrescentou.

Em qualquer caso, Ozerov ressaltou que se Putin necessitar para isso “contramedidas de caráter militar”, o Comitê de Defesa e Segurança do Senado estará pronto para estudá-las.

“Espero que não seja necessário”, acrescentou.

Segundo a Constituição da Rússia, o chefe do Estado necessita da autorização do Senado para o emprego das Forças Armadas fora das fronteiras do país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.