Senador independente anuncia pré-candidatura à presidência dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 30/04/2015 15h15
  • BlueSky

Washington, 30 abr (EFE).- O veterano senador independente Bernard Sanders anunciou oficialmente nesta quinta-feira sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos em 2016, mas pelo Partido Democrata, se tornando assim o primeiro rival da ex-secretária de Estado Hillary Clinton nas primárias.

“Estamos aqui para ganhar”, afirmou o senador, de 73 anos, um dos poucos legisladores americanos que se define como socialista, e que se chegar à Casa Branca se tornaria o presidente mais velho da história do país.

No anúncio, Sanders defendeu sua decisão de disputar as primárias democratas em vez de concorrer também como independente.

“Não sou um multimilionário. Apresentar-me fora do sistema dos dois partidos exigiria enormes somas de dinheiro. Meus apoiadores não são milionários, e não serão multimilionários. E teríamos um gasto enorme”, explicou.

Embora muitas vezes se alinhe com os democratas nas votações do Senado, Sanders sempre rejeitou entrar formalmente em suas fileiras por considerar que o partido está à direita de sua ideologia.

Suas posturas em matéria social prometem, no entanto, ser um incentivo durante a campanha eleitoral para fazer com que Clinton se posicione em assuntos que são mais incômodos para ela.

“Nos últimos 40 anos, a classe média dos Estados Unidos está desaparecendo. Apresentei-me para falar de assuntos reais, para defender meu histórico. Tenho certeza que a secretária Clinton fará o mesmo”, acrescentou o legislador por Vermont.

Apesar de Hillary ser a grande favorita, muitos na esquerda progressista do partido a acham moderada demais e procuravam fervorosamente um candidato para apoiar, diante das reiteradas negativas de Elizabeth Warren, senadora por Massachusetts.

“Sanders é muito reconhecido por sua liderança, baseada em seus princípios, e esteve presente constantemente para as famílias de classe média”, disse a presidente do Comitê Nacional Democrata, Debbie Wasserman Schultz, em comunicado.

“Ao longo de seu serviço na Câmara e no Senado, Bernie Sanders demonstrou claramente seu compromisso com os valores que todos compartilhamos como membros do Partido Democrata”, acrescentou a presidente. EFE

rg/cd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.