Sentimento antiocidental na Rússia está em nível recorde, diz pesquisa

  • Por Agencia EFE
  • 09/02/2015 09h09

Moscou, 9 fev (EFE).- O sentimento antiocidental na Rússia atingiu um nível jamais visto, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo centro de estudos de opinião pública “Levada”.

“Atualmente se observa a pior atitude dos russos nos últimos 25 anos em relação ao Ocidente e aos Estados Unidos devido à situação com a Ucrânia e à incompreensão sobre as causas das sanções ocidentais”, afirmou o vice-diretor da instituição, Alexei Grazhdankin, citado pelo portal “meduza.io”.

De acordo com a pesquisa, 81% da população russa tem um sentimento negativo sobre os EUA, enquanto 42% dos entrevistados consideram claramente hostis as relações russo-americanas.

Além disso, 71% dos indagados afirmaram sentir um sentimento negativo sobre a União Europeia (UE), e 21% acredita que Moscou e Bruxelas estão em confronto.

Apesar disso, 40% se manifestou a favor de uma melhora das relações entre Rússia e Ocidente, segundo a pesquisa.

Os últimos resultados demonstram um forte crescimento dos ânimos antiocidentais na Rússia, pois em dezembro 74% da população sentia antipatia em relação aos EUA e 63% em relação à UE.

A Rússia atravessa uma recessão econômica para a qual contribuíram a queda do preço do petróleo e as sanções ocidentais impostas por seu envolvimento na crise ucraniana.

A forte desvalorização do rublo, que perdeu mais de 50% de seu valor nos últimos meses, disparou os preços, inclusive para os produtos básicos não importados, o que afetou a maioria da população russa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.