Separatistas de Donetsk começarão mobilização de milicianos em 9 de fevereiro

  • Por Agencia EFE
  • 03/02/2015 08h49

Moscou, 3 fev (EFE).- A mobilização de soldados na autoproclamada república popular de Donetsk, no leste da Ucrânia, começará no dia 9 de fevereiro, anunciou nesta terça-feira o líder local separatista Andrei Zakharchenko.

“A mobilização começará segunda-feira. Não será obrigatória, mas voluntária”, disse Zajarchenko, segundo a agência russa “Interfax”.

O dirigente separatista antecipou ontem que o objetivo da mobilização é organizar uma força de até 100 mil homens para combater o exército ucraniano.

Os líderes da sublevação separatista declararam ontem que estão dispostos a frear a ofensiva bélica lançada há dez dias e que retomou o aeroporto de Donetsk e várias localidades estratégicas entre as regiões de Donetsk e Lugansk.

“Estamos dispostos a parar, mas somente onde já nos encontramos atualmente. Não trairemos a memória de nossos camaradas e civis mortos em janeiro”, afirmou uma declaração conjunta de Zakharchenko e Igor Plotnitski, líder da também autoproclamada república popular de Lugansk.

Os rebeldes se mostraram a favor das conversas com Kiev, mas pediram para a Ucrânia substituir seu negociador, o ex-presidente Leonid Kuchma, que assinou em setembro de 2014 os acordos de paz de Minsk. Para os separatistas pró-Rússia, o ex-governante não tem poder para tomar decisões.

“Não queremos sangue. Somos a favor da via negociadora. Exigimos que Kiev se sente na mesa de negociações para chegarmos a um acordo”, acrescentou a declaração conjunta dos líderes rebeldes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.