Separatistas dizem ter retirado todo o armamento pesado no leste da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 07/03/2015 11h32

Donetsk (Ucrânia), 7 mar (EFE).- O líder da autoproclamada república popular de Donetsk, Aleksandr Zakharchenko, afirmou neste sábado que as milícias separatistas retiraram todo o armamento pesado da região de divisão de forças no leste da Ucrânia.

“Retiramos todo o armamento de mais de 100 milímetros de calibre. A Ucrânia, infelizmente, não o fez”, disse Zakharchenko à imprensa local.

Além disso, ele acusou Kiev de continuar atacando Donetsk, principal reduto pró-Rússia, em violação ao cessar-fogo em vigor desde 15 de fevereiro e que foi estabelecido pelos acordos de paz de Minsk.

“Os acordos de Minsk são uma grande vitória para a república popular de Donetsk. A Ucrânia, como país, tenta solucionar tudo pela via militar, continua insistindo em uma solução de força para o conflito, e têm intenção de fazê-lo em breve”, acrescentou o dirigente separatista.

Por sua vez, Eduard Basurin, subchefe do comando militar rebelde, lembrou que “hoje é o último dia de retirada de equipes militares e armamentos” e que as milícias pró-Rússia já concluíram o processo, algo que a OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) ainda não confirmou.

As milícias devem retirar hoje, “por iniciativa própria”, 24 morteiros de 120 milímetros de calibre: nove da cidade de Telmanovo, nove em Gorlovka e seis na região de Donetsk.

“A retirada de tal armamento (os morteiros) não está contemplada pelos acordos alcançados, por isso responde ao espírito, e não à letra dos acordos de Minsk sobre o cessar-fogo”, afirmou.

Segundo fontes separatistas, os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa inspecionarão o armamento retirado (artilharia e plataformas de lançamento de mísseis) e farão públicas os números.

Os separatistas argumentam que hoje termina o prazo de 14 dias para a retirada do armamento de grande calibre da linha de separação de forças, segundo ponto dos acordos de paz de Minsk assinados em 12 de fevereiro.

O comando militar ucraniano informou hoje que continua a retirar armamento de grande calibre e que ontem começou a retirada das plataformas de lançamento de mísseis Uragan, que serão transportadas de trem a seus novos lugares. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.