Sequência de explosões após roubo de armas abala cidade de Áden
Sana, 28 mar (EFE).- Dezenas de pessoas morreram ou ficaram feridas neste sábado após uma sequência de explosões que ocorreram durante o roubo em um deposito de armas do exército iemenita na cidade de Áden.
Testemunhas disseram à Agência Efe que o incidente ocorreu nos arsenais de mísseis e munição do exército na região de Jabal Hedid, no centro da cidade.
Centenas de pessoas em veículos e a pé estavam dentro do depósito e em seus arredores quando começaram as detonações. As testemunhas desconhecem a causa exata do início das explosões, embora alguns digam que o incidente começou em um ataque aéreo de um avião de combate saudita.
O porto de Áden, o principal do Iêmen, é palco de um caos total, com saques a quartéis do exército e busca de combatentes do movimento xiita dos houthis e soldados nortistas, desde que começou a operação militar árabe na quinta-feira passada.
Na noite de sexta-feira, a Marinha saudita evacuou 86 diplomatas de Áden, segundo informaram neste sábado os veículos de imprensa sauditas. Os diplomatas, procedentes de países árabes e ocidentais, deixaram Áden em dois navios e com a cobertura de aviões com uma unidade de comandos.
Áden é onde o presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, estabeleceu a sede de seu governo em fevereiro, quando fugiu de Sana depois que os houthis tomaram o poder.
Na quinta-feira passada, a Arábia Saudita, na liderançs de uma coalizão árabe, começou a bombardear posições dos houthis no Iêmen, para evitar que tomassem o controle de Áden. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.