Sequestrado pela Al Qaeda desde 2012, vice-cônsul saudita é libertado

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2015 10h10

Riad/Sana, 2 mar (EFE).- O vice-cônsul da Arábia Saudita na cidade iemenita de Áden, Abdallah al Jaledi, sequestrado em março de 2012 pela rede terrorista Al Qaeda, foi libertado, segundo informaram nesta segunda-feira o Ministério saudita do Interior e fontes de segurança iemenitas.

Em comunicado, divulgado pela agência oficial “Spa”, o ministério anunciou a chegada do diplomata a Riad. Em troca da libertação, a Al Qaeda exigia que fossem libertados vários de seus presos na Arábia Saudita.

A Arábia Saudita ressaltou os “intensos esforços” feitos pelos serviços secretos do país e denunciou que o sequestro do vice-cônsul foi “uma franca infração aos princípios e à moral islâmica e árabe, e aos tratados internacionais”.

Al Jaledi, que será submetido a exames médicos, apenas facilitava os trâmites para que os iemenitas conseguissem um visto para ir à Arábia Saudita, acrescentou a nota do Interior.

O diplomata, que foi libertado no sábado passado, havia permanecido em uma zona remota da província de Shebua, no sudeste do país.

Os membros da Al Qaeda entregaram Al Jaledi a negociadores tribais, que conseguiram um acordo entre o grupo terrorista e as autoridades sauditas, do qual não divulgaram detalhes.

O vice-cônsul foi capturado por homens armados em Áden no dia 28 de março de 2012 e entregue à Al Qaeda na Península Arábica, com base no Iêmen.

Os sequestros de cidadãos estrangeiros no Iêmen são frequentes, tanto por parte de clãs tribais como da Al Qaeda, mas raramente se prolongam durante tanto tempo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.