Será preciso aumentar muito a eficiência, diz secretário de Saúde sobre a situação dos hospitais em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 01/01/2015 13h48

O secretário de Saúde de São Paulo, David Uip, afirmou nesta quinta-feira (01) que há dois meses a pasta apresentou um projeto para o setor nos próximos 4 anos. De acordo com ele, será preciso fazer mais e melhor com menos recursos por causa do orçamento apertado, especialmente nos próximos dois anos.

“Nós vamos trabalhar muito fortemente do ponto de vista de avaliação de recursos, nós vamos controlar muito assiduamente o gasto público, especialmente, na área e Saúde. Saúde é investimento e custeio. Agora, nós temos que fazer o melhor uso desse dinheiro”, disse com exclusividade à JOVEM PAN.

Uip explicou ainda que sabe os indicadores do hospitais do estado e será preciso aumentar muito a eficiência. “Nós vamos ter que acabar com dois grandes dilemas: as filas e os nossos pacientes andarilhos que vão em busca de recursos”.

Questionado sobre as PPPs (Parceria Público-Privada) para contornar a falta de recursos, Uip disse que isso ocorre em outro âmbito além de recursos, o de gestão. “Nós vamos ter a gestão da bata cinza, que vai ficar para a iniciativa privada e a gestão da bata branca – que é o atendimento da saúde – que fica com a secretaria de estado da Saúde”, explicou.

O secretário explicou ainda que há três hospitais de início de construção imediato, um novo hospital da mulher, o hospital de Sorocoba e o hospital de São José dos Campos.

Uip foi perguntado sobre a situação da Santa Casa de São Paulo, que enfrenta uma crise, ele disse que o estado vai continuar ajudando a instituição. “(…) A instituição Santa Casa é muito maior que os cargos e que as pessoas. Nós estamos alinhados com o Tribunal de Contas do Estado, com o Ministério Público Estadual e Federal no sentido de entendermos como isso será possível fazer”, argumentou.

Segundo ele, há auditorias que apontam “sérios problemas de gestão”. Ouça a entrevista completa no áudio com o repórter JOVEM PAN Thiago Uberreich.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.