Serviço de inteligência alemão alerta para risco de atentado islâmico no país

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2015 10h33

Berlim, 4 mai (EFE).- A Alemanha é cada vez mais consciente sobre o alto risco de sofrer um ataque islamita, explicou nesta segunda-feira o chefe da inteligência do país, depois da prisão de dois radicais que planejavam um atentado na semana passaada.

O presidente do Escritório Federal para a Proteção da Constituição (BV), Hans-Georg Maassem, explicou em Berlim que “o preocupante” é que os alertas recebidos pela inteligência alemã sobre possíveis atentados são “cada vez mais concretos” e “cada vez mais repetitivos”.

Em entrevista coletiva durante um congresso do BV sobre terrorismo islamita, Maassem também indicou que a agência processa “dois ou três” alertas de atentado por semana.

No entanto, ressaltou que apesar do “alto risco abstrato” no qual se encontra a Alemanha, de acordo com o Ministério do Interior, não há “nenhum indício concreto de ataque”.

Para ele, o que é óbvio é que a Alemanha está “na mira” do Estado Islâmico e da Al Qaeda, organizações terroristas que não hesitarão em atacar o país “se tiverem a oportunidade”.

Sobre as duas prisões realizadas na semana passada, Maassem afirmou que a investigação continua e destacou a importância da colaboração cidadã para rastrear esse novo tipo de perfil de terrorista que “não está no radar” dos serviços secretos.

No caso das duas pessoas detidas, foi decisivo que um trabalhador do local onde foram adquiridos três litros de água oxigenada alertasse e que o centro comercial tivesse câmeras de segurança.

O presidente da agência aproveitou para ressaltar a importância da cooperação com outros serviços de inteligência estrangeiros em um momento em que o governo alemão é criticado pela suposta colaboração de seus serviços secretos com os americanos.

Na quinta-feira, a polícia alemã deteve em Oberursel, perto de Frankfurt, dois supostos radicais islamitas que supostamente preparavam um atentado terrorista. Ao revistarem a casa deles, as forças de segurança apreenderam uma bomba, material explosivo, um fuzil e munição.

Os presos são investigados pelos crimes de planejamento de ato violento grave contra a segurança do Estado e de preparação de atentado com bomba, segundo indicou o promotor federal, Albrecht Schreiber.

A Alemanha, que não segue um sistema de níveis de segurança identificados por cores como outros países, enfrenta um “alto risco abstrato”, segundo o Ministério do Interior.

As forças de segurança informaram recentemente ao parlamento alemão que não há nenhum indício concreto sobre hora ou lugar de um atentado, mas que existe uma ameaça genérica pelo envolvimento político e militar da Alemanha na Síria e no Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.