Serviços têm pior resultado no ano desde início da série, em 2012, diz IBGE

  • Por Agência Estado
  • 17/02/2016 10h10
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Paulo Pinto/Fotos Públicas taxistas

Os serviços tiveram em 2015 o pior desempenho da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), iniciada em 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recuo foi de 3,6%.

Os serviços prestados às famílias registraram retração de 5,3% no ano; os serviços de informação e comunicação ficaram estáveis (0,0%); os serviços profissionais, administrativos e complementares diminuíram 4,3%; os transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio encolheram 6,1%; e o segmento de outros serviços caiu 9,0%.

Em dezembro, o volume de serviços prestados recuou 5,0% ante igual mês de 2014, já descontados os efeitos da inflação, conforme o IBGE. Foi o nono resultado negativo consecutivo. Em novembro ante novembro de 2014, a redução havia sido mais intensa, de 6,4%.

Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da PMS. Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal avançou 0,3% em dezembro ante igual mês de 2014

A série da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi iniciada em janeiro de 2012. Ainda não há dados com ajuste sazonal (que permitem a análise do mês contra o mês imediatamente anterior), porque, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.

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