Seul aumentará em 10% orçamento destinado à Coreia do Norte

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2014 07h14

Seul, 18 set (EFE).- A Coreia do Sul aumentará em mais de 10% o orçamento destinado a fornecer ajuda à Coreia do Norte e a promover a unificação com o vizinho comunista, segundo as contas de 2015 aprovadas nesta quinta-feira por Seul.

O Ministério da Unificação contará para tais fins com 1,4 trilhão de wons (US$ 1,345 bilhão) em 2015, 10,4% a mais que neste ano, segundo o novo plano orçamentário do Conselho de Ministros que deverá ser ratificado pela Assembleia Nacional.

Chama a atenção o aumento do orçamento para assistência humanitária à Coreia do Norte, que se elevará 81%, até 78,1 bilhões de wons (US$ 75,03 milhões) o ano que vem.

“Esperamos que este esforço econômico contribua para estarmos melhor preparados perante uma futura unificação, que esperamos que aconteça o mais rápido possível”, declarou à Agência Efe uma representante do Ministério.

De fato, o chamado Fundo de Cooperação Sul-Norte, destinado aos intercâmbios entre as duas Coreias e que abrange a maior parte do orçamento do Ministério, aumentará 11,4% em 2015.

O avanço orçamentário permitirá, entre outras tarefas, ampliar os programas de ajuda a refugiados e impulsionar projetos humanitários, entre eles a regularização de reuniões de famílias separadas e a assistência a coletivos vulneráveis do empobrecido país vizinho, como bebês e mulheres grávidas.

A proposta será apresentada à Assembleia Nacional na próxima terça-feira e seu prazo de aprovação é até o dia 2 de dezembro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.