Simpatizantes do partido comunista grego pedem ruptura com credores

  • Por Agencia EFE
  • 26/06/2015 17h45

Atenas, 26 jun (EFE).- Milhares de simpatizantes do Partido Comunista Grego (KKE) pediram nesta sexta-feira ao governo de Alexis Tsipras a ruptura com os credores internacionais e com a União Europeia (UE).

Em uma grande manifestação na praça de Syntagma, perante o parlamento, o secretário-geral do partido, Dimitris Koutsoumpas, criticou fortemente o governo da coalizão esquerdista Syriza por negociar “contra os interesses da classe operária”.

“O povo pagou caro e durante muito tempo pela chantagem dos credores e dos sucessivos governos gregos” era o mote desta manifestação, realizada no dia em que termina em Bruxelas (Bélgica) a cúpula europeia e na véspera de uma nova reunião do Eurogrupo, considerada a última tentativa de encontrar um denominador comum sobre a Grécia.

O secretário-geral do KKE, legenda que se manifestou desde o início contra todo o acordo entre a Grécia e os parceiros europeus, pediu à população para exercer pressão sobre o Executivo nas ruas e evitar que haja um compromisso que “empobreça ainda mais à classe operária” e “pise” nos direitos dos trabalhadores.

Koutsoumpas acusou o governo de “submissão” frente às instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) e reprovou a ideia de “pedir ao povo que dê apoio com manifestações, enquanto aceitava as chantagens dos credores”.

Os participantes lotaram a praça de Syntagma, que se transformou em um mar de bandeiras do partido, como é habitual em todas as ações de protesto convocadas pelo KKE, eterno rival da Syriza. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.