Síria autoriza entrada de 2º comboio humanitário da ONU pela fronteira turca

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2014 11h35

Genebra, 16 mai (EFE).- O governo da Síria autorizou nesta sexta-feira a entrada de um comboio com ajuda humanitária a partir da fronteira com a Turquia, anunciou a ONU, que ressaltou que os recursos serão destinados às pessoas do norte do país, região controlada em boa parte por forças rebeldes.

Em mais de três anos de conflito armado no país, esse é o segundo comboio que a ONU recebe autorização para cruzar a fronteira.

O comboio em questão partiu em direção ao norte da Síria na última quarta-feira, enquanto a distribuição de ajuda será realizada nos próximos dias, disse em Genebra a porta-voz do organismo, Elizabeth Byrs, quem não pôde precisar o lugar em que os veículos se encontram neste momento.

As autoridades de Damasco foram muito reticentes a autorizar essa rota ao suspeitar que, através da ajuda humanitária, armamento e outros tipos de materiais fossem repassados aos grupos insurgentes que combatem as forças governamentais.

A Turquia é considerada um país hostil pelo governo sírio, que acusa o país vizinho de abastecer os grupos insurgentes, inclusive com armas, e de facilitar seu movimento.

“O Programa Mundial de Alimentos da ONU começou a movimentar mais comida ao nordeste da Síria através do posto fronteiriço de Nusaybin para dar assistência às famílias deslocadas que não recebiam alimentos na região de Al Hassakeh”, precisou Byrs.

De acordo com a fonte, o comboio é composto por 34 caminhões e transporta quase 800 toneladas de alimentos essenciais para ajudar até 58 mil pessoas durante um mês.

O primeiro comboio da ONU a alcançar o norte da Síria a partir da fronteira turca ocorreu em março passado, sendo que a ajuda acabou sendo distribuída por organizações locais que trabalha em conjunto com a organização internacional e os voluntários do Crescente Vermelho Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.