Situação do Sistema Cantareira é “sensível”, diz Izabella Teixeira
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, comentou hoje (5) a situação do Sistema Cantareira, cujo nível caiu a 10% nesta segunda, o menor patamar da história. De acordo com a ministra, a situação é “sensível”. Ela destacou que uma eventual decisão sobre racionamento de água em São Paulo cabe ao governo do estado, como operador do sistema.
Segundo a ministra, como está começando o inverno, não há perspectiva de que ocorram chuvas. Ela informou que técnicos do governo federal colaboram com o governo de SãoPaulo na busca de alternativas de abastecimento e que deve haver uma reunião na próxima semana com o governo do estado. A intenção é discutir a realocação de água para abastecimento de Cantareira e PCJ.
Izabella Teixeira confirmou que o governo federal participa de discussões envolvendo os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para uso do rio Paraíba do Sul para abastecimento da capital paulista. De acordo com ela, a utilização de recursos do rio está prevista em um plano de segurança hídrica de São Paulo, que engloba ações que devem ser realizadas até 2035.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.