Stoltenberg deixa nas mãos de cada aliado a decisão de enviar armas a Kiev

  • Por Agencia EFE
  • 08/02/2015 15h49

Berlim, 8 fev (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, considerou neste domingo que “cada aliado deve tomar sua própria decisão” no debate aberto sobre um possível envio de armas ao governo de Kiev para apoiar a luta contra os separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.

Após participar de um convenção do Partido Social-Democrata Alemão (SPD) na cidade de Nauen e segundo recolhe a imprensa alemã, Stoltenberg se mostrou esperançoso perante os preparativos de uma cúpula em Minsk, nesta quarta-feira, com participação da Rússia, Ucrânia, França e Alemanha.

O secretário-geral mostrou mais uma vez seu total respaldo aos esforços a favor de um cessar-fogo e confiou que os acordos não fiquem só sobre o papel, em referência aos compromissos alcançados em setembro também na capital bielorrussa e que não foram aplicados pelas partes em questão.

O líder do SPD, Sigmar Gabriel, vice-chanceler na coalizão do governo de Angela Merkel, mostrou um otimismo prudente e expressou sua confiança de que o presidente russo, Vladimir Putin, “aperte a mão que é estendida”, porque a Europa necessita da Rússia e vice-versa.

Gabriel ratificou, além disso, seu total respaldo à decisão de Angela Merkel de não fornecer armamento ao governo ucraniano ao considerar que se poderia gerar uma escalada do conflito em nível internacional. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.