Suplementos alimentares podem conter anabolizantes, alertam especialistas
Um estudo feito em academias mostrou o uso indiscriminado de suplementos alimentares e usuários não sabem que os produtos podem conter anabolizantes. Os médicos alertaram para a falta de informação nos rótulos, o que representa um risco para saúde.
No total, 80% dos praticantes de atividade fisica não procuram orientação antes do consumo. Falando a Thiago Uberreich, o biomédico da UNESP, Carlos Alberto Anaruma, destacou que os suplementos têm pouco controle pela Anvisa. “O grande problema é que eles contém outras substâncias que não estão indicadas na receita. O controle deles é muito falho”, diz
*Ouça os detalhes no áudio
Anaruma recomendou ao frequentador da academia que procure orientação, antes de consumir o suplemento. De acordo com a nutricionista Cláudia Lobo, o produto serve para alguns casos.
“Pra você saber quais as pessoas teriam a indicação [de usar esses produtos], é necessário passar por uma consulta com um profisisonal habilitado”, diz Cláudia. “O que a gente avalia, além do peso, da altura e da porcentagem de massa magra e gorda, é a atividade fisica que a pessoa realiza. Qual o tipo de alimentação e também como ele está clinicamente. Qual o estado de saúde dessa pessoa.”
Cláudia apontou que o uso do suplemento sem orientação pode causar sérios riscos à saúde. O principal risco é a subnutrição, já que o produto não pode substituir os alimentos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.