Supostos membros de Boko Haram atacam na Nigéria após o cessar-fogo

  • Por Agencia EFE
  • 19/10/2014 07h19

Nairóbi, 19 out (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram em ataques cometidos por supostos membros de Boko Haram contra comunidades do estado de Borno (norte), somente algumas horas depois de o Exército nigeriano assegurar ter fechado um cessar-fogo com o grupo terrorista, informou neste domingo a imprensa local.

O primeiro ataque ocorreu na sexta-feira passada à tarde, quando cerca de 20 homens armados, supostamente membros de Boko Haram, entraram na cidade de Maikadiri e atiraram indiscriminadamente contra casas e moradores, segundo fontes militares citadas pelo jornal “The Punch”.

O segundo ataque aconteceu no sábado de manhã, quando dezenas de insurgentes atacaram a comunidade de Shaffa e dispararam contra seus moradores.

“Havia caos em Shaffa quando o Boko Haram invadiu a aldeia atirando em todo o mundo. Tivemos que fugir para a floresta e, neste momento, muitos de nós estamos refugiados no monte”, relatou ao jornal um morador, Elias Msheliza, que assegurou que pelo menos oito pessoas tinham morrido no ataque.

Estes fatos aconteceram somente algumas horas depois que na sexta-feira o chefe do Estado-Maior, Alex Badeh, anunciou um pacto com os terroristas através de um breve comunicado divulgado na imprensa.

Embora o responsável militar não tenha dado mais detalhes, fontes do governo apontaram que o pacto incluía a libertação imediata das mais de 200 meninas que foram sequestradas há mais de seis meses pelo Boko Haram e que, previsivelmente, serão entregues no Chade pelos terroristas na próxima semana.

Mas após estes ataques cometidos por supostos membros do Boko Haram em Borno, o estado mais castigado pela violência do grupo terrorista islâmico nos últimos meses, os moradores duvidam da veracidade deste cessar-fogo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.