Com moderação de discurso de ódio, aplicativo Parler voltará para loja da Apple

Ferramenta foi retirada há três meses por violações nas políticas da empresa; retorno ainda não tem data para acontecer

  • Por Jovem Pan
  • 19/04/2021 20h09 - Atualizado em 19/04/2021 20h47
Marcello Casal Jr/Agência Brasil Pessoa com caderno e celular na mão Aplicativo não deu detalhes sobre quais modificações foram feitas

Três meses após ser banido, o aplicativo Parler irá retornar à App Store, loja de aplicativos para iPhones e iPads. O retorno do aplicativo só será concretizado quando a ferramenta for atualizada e corrigir problemas como vazamento de dados dos usuários e moderação de conteúdos que contenham discurso de ódio. A informação foi confirmada pelo congressista republicano Ken Buck, que publicou uma carta da Apple explicando as políticas da marca que foram violadas pelo aplicativo e que causaram a remoção do Parler da App Store. Segundo Buck, o banimento significa uma tentativa de censura da população, e o retorno do aplicativo representa uma “grande vitória para a liberdade de expressão”. Apesar de ter tido sua volta confirmada, o Parler não informou ou deu detalhes sobre quais modificações foram feitas.

O anúncio do banimento do aplicativo da App Store veio em janeiro logo após o Google suspender o Parler de sua loja alegando que a ferramenta não fornecia a moderação de conteúdos exigida aos aplicativos disponibilizados. A Amazon tomou uma decisão semelhante. Na época, o Parler se posicionava como uma alternativa à plataformas maiores, com regras que não proibiam discursos de ódio e divulgação de informações falsas. Spams, ameaças de violência e outras atividades eram proibidas pelo aplicativo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.