Tempestade de areia atinge o Líbano; 160 pessoas são hospitalizadas

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2015 08h00

(Corrige o dia da semana)

Beirute, 8 set (EFE).- Pelo menos 160 pessoas foram hospitalizadas nas últimas 24 horas no oeste e norte do Líbano pelo temporal de areia que afeta o país desde ontem, informou nesta terça-feira à Agência Efe o diretor da Cruz Vermelha libanesa.

Os afetados foram levados a hospitais do vale do Bekaa e em Akkar, disse Georges Ketaneh, que acrescentou que a Cruz Vermelha pediu às pessoas com problemas respiratórios, assim como aos idosos, crianças e mulheres grávidas, que não saiam de suas casas.

Por sua vez, o Ministério da Saúde também emitiu recomendações parecidas e pediu aos hospitais que estejam em alerta, além de habilitar números de telefone de emergência para atender aos afetados, informou a Agência Nacional de Notícias (ANN).

Meios de comunicação informaram que uma mulher de nome Yumana Lakkis, da cidade de Baalbeck, situada no vale do Bekaa, morreu por causa de uma crise de asma provocada pelo pó, mas fontes policiais desmentiram sua morte à Efe.

Duas embarcações que desapareceram ontem diante da costa da região de Kesrouan (centro) por causa do temporal foram localizados hoje ao norte dessa cidade, informou a ANN.

A massa de areia se estendeu a outras regiões do Líbano e afeta hoje também a capital Beirute, onde a visibilidade é muito reduzida.

Os serviços meteorológicos preveem que a tempestade durará dois dias mais.

As tempestades de pó e areia são frequentes no Oriente Médio devido às massas de ar que procedem do deserto, neste caso do Iraque, situado ao leste do Líbano.

Mesmo assim, a imprensa libanesa polemizou e ironizou este fato, qualificando de “praga bíblica”, já que ocorre junto a uma grave crise política no Líbano, exacerbada pelo problema dos resíduos urbanos na capital. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.