Tempestade tropical Ana mantém rota em direção à costa leste dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h03

Miami (EUA.), 9 mai (EFE).- A tempestade tropical Ana segue sua trajetória em direção ao noroeste rumo à costa da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, no litoral leste dos Estados Unidos, onde deve chegar na manhã de domingo, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.

De acordo com o último boletim do órgão, o centro da tempestade tropical estava a 105 quilômetros ao sul-sudeste da Carolina do Sul, na latitude 32,9 norte e longitude 78,3 oeste.

A tempestade tropical Ana, que até a madrugada de hoje apresentava características subtropicais, se mantém com ventos máximos de 95km/h, embora existam registros de rajadas mais fortes.

Segundo o NHC, com sede em Miami, a combinação da ressaca provocada pela tempestade e alta da maré causará algumas inundações, especialmente em regiões litorâneas da Carolina do Norte, como em Cabo Hatteras.

Primeiro da temporada no Oceano Atlântico, o fenômeno provocará um acúmulo de 10 centímetros de chuva nos dois estados americanos. As autoridades mantêm avisos de tempestade tropical desde South Santee River, na Carolina do Sul, até Cabo Lookout, na Carolina do Norte.

O NHC prevê que nas próximas horas a tempestade mude de direção rumo ao norte-nordeste, aumentando sua velocidade em direção à costa leste americana.

A chegada oficial de Ana ocorre com três semanas de antecedência em relação ao início oficial da temporada de furacões no Atlântico, que começará no dia 1º de junho e terminará em 30 de novembro.

Se as previsões estiverem certas, esta temporada será uma das “menos ativas” desde a metade do século passado, conforme especialistas do Centro de Ciências Atmosféricas da Universidade Estadual do Colorado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.