Terceira mesa-redonda de união nacional da Ucrânia acontecerá em Donetsk

  • Por Agencia EFE
  • 19/05/2014 12h34
  • BlueSky

Kiev, 19 mai (EFE).- A terceira mesa-redonda de união nacional ucraniana se realizará na próxima quarta-feira em Donetsk, capital da região pró-Rússia que se declarou independente da Ucrânia, anunciou nesta segunda-feira o governador da região designado por Kiev, Sergei Taruta.

“A mesa de união nacional é uma plataforma para o diálogo entre representantes da comunidade internacional e autoridades ucranianas com representantes das organizações envolvidas no conflito”, disse Taruta, segundo veículos de imprensa ucranianos.

No entanto, o governo ucraniano, representado nas mesas-redondas anteriores pelo primeiro-ministro, Arseni Yatseniuk, se nega taxativamente a incluir no diálogo os líderes da rebelião nas regiões de Donetsk e a vizinha Lugansk, que tacha de “terroristas”.

De fato, a Procuradoria Geral da Ucrânia declarou as autoproclamadas “repúblicas populares” de Donetsk e Lugansk como “organizações terroristas”.

Taruta pediu a representantes de outras organizações políticas e sociais da Ucrânia, assim como a membros do chamado processo negociador de Genebra (Rússia, Ucrânia, UE e Estados Unidos) a tomar parte na mesa-redonda.

“Sua participação será um importante sinal de apoio ao povo ucraniano, que persegue uma pronta resolução da crise e a paz”, disse o governador.

No sábado passado, ao terminar a segunda mesa-redonda na cidade de Kharkiv, o ex-presidente Leonid Kravchuk anunciou que a terceira reunião do fórum aconteceria na quarta-feira em Cherkassi, na Ucrânia central.

O próprio Kravchuk tinha dito durante a primeira mesa-redonda, realizada em Kiev, que Donetsk não oferecia garantias suficisntes de segurança para receber a negociação, que visa por outra parte a reduzir justamente a instabilidade que vive essa região e a vizinha Lugansk, ambas na fronteira com a Rússia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.