Terremoto de 6,5 graus atinge arquipélago no nordeste da Indonésia

  • Por Agencia EFE
  • 10/09/2014 01h04

Bangcoc, 10 set (EFE).- Um terremoto 6,5 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta quarta-feira o arquipélago das Molucas, no nordeste da Indonésia, sem que as autoridades tenham informado até o momento de vítimas ou danos materiais.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica mundial, localizou o hipocentro do tremor a 20 quilômetros de profundidade marinha e 122 quilômetros ao sudeste de Modayang.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico também não advertiu do perigo de tsunami relacionado ao sismo, que aconteceu às 10h43 (local, 23h43 de terça em Brasília).

No entanto, a agência alertou que este tipo de terremoto pode gerar ondas destrutivas em um raio de 100 quilômetros, e aconselhou que sejam tomadas medidas de precaução.

“As autoridades na região do epicentro devem estar conscientes desta possibilidade e tomar as ações apropriadas”, indicou o centro.

Em 2004, um forte terremoto no norte de Sumatra gerou um tsunami que matou mais 226 mil pessoas em uma dúzia de países banhados pelas águas do oceano Índico.

A Indonésia está sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que a cada ano registram sete mil terremotos, a maioria moderada. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.