Teste de alerta sísmico na Cidade do México identifica erros em alto-falantes
Cidade do México, 12 set (EFE).- O governo da Cidade do México fez neste sábado um teste do Alerta Sísmico através do sistema de alto-falantes da capital mexicana, o que permitiu a identificação de erros em menos de 4% dos aparelhos.
Os 8.200 alto-falantes do sistema, distribuídos nas 16 delegações (circunscrições) políticas em que está dividida a cidade, soaram durante 10 segundos a 100 decibéis pouco depois das 12h local (14h em Brasília), a fim de que os cidadãos se familiarizem com o som.
Durante o teste, avisado previamente através dos meios de comunicação para não causar alarme na população, não foram feitas evacuações nem procedimentos de proteção civil.
Na próxima sexta-feira 18 de setembro na mesma hora será feito um novo teste, com uma duração maior.
A partir do dia 19 de setembro, quando se cumpre o trigésimo aniversário de um terremoto de magnitude 8,1 na escala Richter, o governo da Cidade do México deixará ativo o Alerta Sísmico no sistema de alto-falantes.
Nesse dia será feito um simulacro em nível nacional, com um Exército de 80 mil servidores públicos, 26 dependências e instituições da Administração Pública com o apoio da Polícia Federal e de 3.500 veículos de equipamento aéreo, terrestre e marítimo.
O Alerta Sísmico dura 50 segundos para os habitantes da Cidade do México para evitar uma tragédia semelhante à do devastador terremoto de 30 anos atrás.
O terremoto de 1985 provocou a destruição de centenas de prédios da capital mexicana, danificou sua infraestrutura e deixou cerca de 10.000 mortos, segundo números oficiais, e entre 20 mil e 25 mil, segundo organismos internacionais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.