Trabalhadores da maior fabricante mundial de tênis entram em greve

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2015 06h50

Pequim, 18 mar (EFE).- Cerca de três mil trabalhadores da fabricante de tênis Yue Yuen se declararam em greve depois que a empresa anunciou a fusão de duas de suas fábricas, informou nesta quarta-feira em comunicado a China Labour Watch (CLW).

A Yue Yuen é o maior fabricante mundial de calçado esportivo de marcas como Adidas, Nike, Timberland, Reebok e Asics, entre outras.

Os empregados de uma das fábricas da empresa na cidade chinesa de Dongguan, na província de Cantão, deixaram seus postos de trabalho e protestaram ontem para reivindicar o pagamento de um auxílio-moradia estabelecido na lei antes que se conclua a operação.

Os empregados temem que a empresa modifique os contratos e sua situação piore após a fusão, explicou à CLW uma trabalhadora que participou da greve.

Além disso, os trabalhadores acreditam que a fusão é mais um passo da Yue Yuen em sua estratégia para transferir sua produção ao sudeste asiático, e muitos deles querem pedir demissão antes que isso ocorra, embora antes exijam os pagamentos correspondentes.

Há apenas um ano, mais de 40.000 trabalhadores das fábricas da Yue Yuen na China protagonizaram a maior greve industrial ocorrida na história recente desse país.

Durante duas semanas, os empregados paralisaram a produção para pedir à Yue Yuen sua parcela correspondente de seguridade social e de auxílio-moradia.

Nesse caso, a greve terminou depois que a empresa se comprometeu a entregar os pagamentos atrasados e perante pressões do governo local. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.