Tropas do governo avançam sobre território rebelde em Alepo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 27/09/2016 11h46
EFE Acordo que cessação das hostilidades na Síria foi firmado nesta sexta-feira

Tropas leais ao presidente Bashar Assad capturaram o bairro de Farafra, na região central de Alepo, a maior cidade da Síria, nesta terça-feira, 27, após semanas de ataques aéreos, afirmaram autoridades, acrescentando que a ofensiva vai continuar até que os insurgentes “sejam dizimados”.

Alepo é a maior cidade do país e seu antigo centro comercial, e tem sido duramente disputada pelas forças rebeldes e do governo desde 2012. Nos últimos meses, a cidade tem sido alvo da pior ofensiva aérea desde o início do conflito, que já deixou ao menos 200 mortos e arrasou prédios.

Apesar da intensidade da ofensiva, os dois lados parecem presos a um impasse. No fim de semana, as forças do governo conquistaram a área de Handarat, no norte da cidade, apenas para perder o controle horas depois.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, um grupo baseado no Reino Unido, confirmou que as tropas do governo avançam sobre bairro.

“Houve forte ataque de artilharia no início do dia. Pareceu que o governo estava se preparando para o ataque”, disse Ibrahim Alhaj, membro de um grupo de defesa civil conhecido como Capacetes Brancos. Ele acrescentou que há grande movimentação de milícias pró-governo na cidade.

Em Damasco, a capital do país, um militar afirmou à Associated Press, em condição de anonimado, que as operações em Alepo irão continuar até que os “terroristas” alojados na cidade sejam “dizimados”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.