Trump diz que ele e o presidente do México concordaram em cancelar reunião

  • Por Jovem Pan com AE e EFE
  • 26/01/2017 17h36
WAS01. WASHINGTON DC (EE.UU.), 25/01/2017.- El presidente estadounidense, Donald Trump (c), habla hoy, 25 de enero de 2017, durante una visita al Departamento de Seguridad Nacional en Washington, DC. Trump aseguró hoy que la relación con México "va a ser mucho mejor" una vez construido el muro fronterizo, y señaló que va a tener una estrecha coordinación" con el vecino del sur. EFE/Chip Somodevilla/POOL EFE/Chip Somodevilla Presidente norte-americano Donald Trump em Washington nesta quarta (25)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou um discurso em um evento do Partido Republicano na Filadélfia, e afirmou que concordou, em conjunto com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, em cancelar a reunião entre os dois líderes, que seria realizada na próxima terça-feira, 31 de janeiro. A decisão foi tomada após Trump assinar um decreto, na tarde de ontem, que ordena a construção de um muro na fronteira entre os dois países.

Em seu discurso, Trump afirmou que, além da construção do muro, determinou a retirada imediata de “criminosos ilegais” do território americano. “Segurança nas fronteiras é um problema sério. A hora da justiça para os americanos chegou”, disse.

Segundo o republicano, “o povo americano não irá pagar pelo muro”. A ideia de Trump é atuar, junto com o Congresso, para a aprovação do “ajuste de fronteira”, fazendo com que o México pague pelo muro, utilizando o déficit comercial dos EUA com o país vizinho. Mais cedo, em seu Twitter, Trump disse que “os EUA têm um déficit comercial de US$ 60 bilhões com o México”.

Além disso, o presidente dos EUA também criticou o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), dizendo que a parceria “tem sido um péssimo negócio para os EUA desde sua concepção”.

Imbróglio via redes

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta quinta-feira que cancelou a viagem que faria no próximo dia 31 aos Estados Unidos e uma reunião na Casa Branca com o presidente do país, Donald Trump.

“Nesta manhã informamos à Casa Branca que não participarei da reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com o @POTUS”, afirmou Peña Nieto no Twitter.

“O México reitera sua vontade de trabalhar com os Estados Unidos para chegar a acordos em favor de ambas as nações”, completou.

O anúncio de Peña Nieto acontece horas após o presidente republicano afirmar, também nesta manhã, que, caso o México insista em não pagar pelo muro que o governo dos EUA pretende construir na fronteira entre os dois países, “então seria melhor cancelar a reunião” da próxima semana.

Donald Trump enfrenta já na primeira semana de governo choques diplomáticos com o México e atritos internos com membros do próprio partido.

Em relação ao país vizinho, o motivo da discórdia é a construção de um muro na fronteira sul dos Estados Unidos.

O republicano garante que um dia os mexicanos vai pagar pela obra. Mas o presidente Enrique Peña Nieto deu um claro recado nas redes sociais. Ele lamentou a continuação de um muro que, segundo ele, distancia mais do que une os dois países.

Confira o vídeo:

Diante disso, Donald Trump recorreu ao Twitter. Ele escreveu nesta manhã que se o México não quer pagar pela construção, então é melhor que Peña Nieto cancele a visita que pretendia fazer a Washington.

Ele reclamou que os Estados Unidos têm um déficit de 60 bilhões de dólares com o México e o acordo comercial Nafta tem sido um tratado unilateral.

Confira a reportagem completa de Victor LaRegina:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.