Tsipras afirma que acordo “está à vista”, mas tem que ser “realista”
Bruxelas, 4 jun (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta quarta-feira que um acordo com os credores de seu país “está à vista”, mas ressaltou que o consenso tem que ser “realista”.
“Acho que nos próximos dias estaremos mais perto de um acordo. Acho que em qualquer caso o acordo está à vista, mas precisamos concluir as discussões de um ponto de vista realista”, disse Tsipras.
Ao término do encontro de trabalho que teve hoje com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, em Bruxelas, Tsipras ressaltou que este foi relaxado, mas defendeu que sua postura é a mais “realista”.
“A discussão foi construtiva, o diálogo foi em um clima amistoso, trocamos pontos de vista, mas no final do dia acho que as propostas realistas sobre a mesa são as do governo grego”, opinou.
“Temos uma base para discutir e isto é a parte otimista das discussões, estamos muito perto de um acordo sobre o superávit primário, isto significa que todas as partes estão de acordo em passar adiante sem medidas duras de austeridade”, acrescentou.
Tsipras advertiu, no entanto, que agora “acreditamos que é necessário não cometer os mesmos erros do passado”.
O primeiro-ministro grego também se mostrou “otimista” ao considerar que por parte da Comissão Europeia “há intenção de avançar de uma maneira realista”.
Perguntado se a Grécia poderá pagar os 300 milhões de euros que deve ao Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta sexta-feira, Tsipras respondeu: “Não se preocupem por isso”.
“Já pagamos 7,5 bilhões” para cumprir suas obrigações financeiras, lembrou. EFE
mtm-cai/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.