Tsipras, Merkel e Hollande decidem acompanhar de perto solução de crise grega

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2015 21h04

Bruxelas, 11 jun (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras; a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, decidiram nesta quarta-feira que as negociações entre Atenas e as três instituições credoras continuar com “elevada intensidade”, indicou um porta-voz do governo alemão.

Os três líderes conversaram sobre o estado das negociações entre a Grécia e a troika, formadas pela Comissão Europeia (CE), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), em um “ambiente construtivo”, disse a fonte.

“Há unanimidade de que as conversas entre o governo grego e as instituições devem prosseguir com elevada intensidade”, assinalou.

Merkel deixou a sede do Conselho Europeu sem fazer declarações, só dirigindo um “boa noite” aos jornalistas que a esperavam na saída da reunião.

Merkel e Hollande advertiram ontem na chegada à cúpula o governo grego da necessidade de concluir as negociações o mais rápido possível, pois faltam apenas 20 dias para expirar a prorrogação do segundo resgate concedido a Grécia.

Por isso, Grécia e seus credores estão tentando fechar antes de 30 de junho um acordo sobre as reformas e os ajustes que o país deverá aplicar, com o sinal verde dos membros da UE.

Isso permitiria concluir a quinta e última revisão das condições associadas ao resgate grego e desbloquear os 7,2 bilhões de euros que ainda pode ser creditados no programa.

A chanceler alemã lembrou que “cada dia conta”, e sustentou que “onde há vontade há um caminho” para chegar finalmente a um acordo com o governo de Tsipras. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.