Tsipras: não há um problema de liquidez na Grécia e poupança não corre perigo

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2015 14h31

Bruxelas, 20 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, disse nesta sexta-feira que o país não sofre um problema de liquidez a curto prazo e garantiu que cumprirá os compromissos com os cidadãos e credores e, além disso, assegurou que a poupança dos cidadãos não corre perigo.

“Não há um problema a curto prazo de liquidez na Grécia. Vamos cumprir nossos compromissos com o povo grego, mas também com os credores”, disse Tsipras em entrevista coletiva realizada ao final da cúpula de líderes europeus.

“Não há um problema, tudo está bem, os depósitos nos bancos gregos estão a salvo”, acrescentou o primeiro-ministro.

Tsipras assegurou que se comprometeu com seus sócios a tomar “muito em breve todas as decisões para resolver esta restrição de liquidez”. O primeiro-ministro se reuniu na noite passada com os líderes das duas principais economias europeias, França e Alemanha, e com os presidentes do Banco Central Europeu (BCE), Comissão Europeia, Eurogrupo e Conselho Europeu.

Tsipras afirmou que a Grécia segue fazendo frente a seus pagamentos, com as devoluções previstas para março ao Fundo Monetário Internacional, no valor de 1,589 bilhão de euros, e o pagamento do vencimento de dívida grega. “Por isso não devemos estar preocupados”, afirmou.

O primeiro-ministro disse ainda que durante o encontro com seus sócios confirmou-se o acordo alcançado em 20 de fevereiro no Eurogrupo, que permitiu prorrogar por quatro meses o resgate ao país, em troca da Grécia apresentar até o final de abril uma lista detalhada de reformas.

Tsipras afirmou ainda que apresentará a lista “o mais rápido possível” em colaboração com as instituições internacionais, embora não tenha dado uma data concreta, e explicou que depois ela será enviada ao Eurogrupo. “Passo a passo, o dinheiro será desembolsado, os lances serão desembolsados”, disse. EFE

mtm/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.