Tsipras pede solução global e afirma que a bola está agora com Eurogrupo
Bruxelas, 23 jun (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta segunda-feira que não se conforma com uma solução parcial às negociações mantida com seus credores, mas procura uma global, e considera que a bola está agora do lado dos membros da União Europeia e da zona do euro.
“Não queremos uma solução parcial, queremos uma solução completa e viável, junto com um pacote de crescimento”, afirmou Tsipras ao término da cúpula extraordinária de chefes de Estado e de governo da zona do euro, realizada em Bruxelas.
Tsipras indicou que os outros líderes aceitaram a nova proposta apresentada pela Grécia como uma base para continuar as negociações com as instituições credoras que formam a troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) nos próximos dias.
“E acho que, vou a usar uma frase utilizada por muitos responsáveis europeus, a bola está no campo dos europeus”, afirmou Tsipras.
O primeiro-ministro grego destacou que o “objetivo de seu governo é garantir as necessidades financeiras do país no futuro imediato”, e que suas propostas se baseiam no “princípio da justiça social”.
Ele argumentou também que procura “proteger as famílias de classe média” e que “pela primeira vez o peso das medidas tomadas também será colocado sobre os ombros de gente que tem a capacidade de carregá-la.
Tudo isso, disse, com o objetivo de sair da crise que o país sofre há cinco anos e que o país “se mantenha de novo sobre seus próprios pés”.
A zona do euro celebrou esta segunda-feira dois encontros extraordinários centrados na Grécia, um em nível ministerial do Eurogrupo, e uma cúpula de líderes, que constatou que as novas propostas gregas representam uma aproximação com as de seus sócios.
Ao mesmo tempo, todas as partes destacaram que será necessário realizar mais trabalho nas próximas 48 horas para tentar fechar um acordo durante a cúpula europeia regular, programada para a quinta-feira. EFE
mtm/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.