Turquia se oferece para ajudar em treinamento de exército iraquiano contra EI

  • Por Agencia EFE
  • 18/01/2015 13h49

Bagdá, 18 jan (EFE).- O ministro de Energia da Turquia, Taner Yildiz, em visita a Bagdá, anunciou neste domingo a disposição de seu país em treinar o exército iraquiano para combater os jihadistas do grupo radical Estado Islâmico (EI).

Em entrevista coletiva junto do ministro de Relações Exteriores do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, Yildiz ofereceu o apoio da Turquia na luta contra o terrorismo através do treinamento das forças curdas, os “peshmergas”, e as iraquianas.

Yaldiz falou também detalhadamente sobre os problemas de segurança com o ministro iraquiano de Defesa, Khaled al Obeidi, e insistiu que Turquia é um dos países que mais está sendo afetado pelo terrorismo dos países vizinhos e por isso “deve combater as fontes de financiamento para erradicá-lo”.

“Aumentamos as medidas de segurança nas fronteiras com a Síria e com o Iraque; além disso, impedimos a entrada em nosso país de sete mil estrangeiros e expulsamos 110 pessoas de diferentes nacionalidades, entre elas árabes, que estavam na Turquia”, explicou o ministro turco.

Quanto à exportação do petróleo iraquiano através da Turquia, Yaldiz detalhou que 450 mil barris de petróleo entram diariamente no território turco através do porto de Yihan.

Oministro iraquiano das Relações Exteriores pediu o reforço das relações com a Turquia em setores como comércio, economia e segurança.

Jaafari disse que a Turquia tinha contribuído para “fechar as brechas” entre Bagdá e Erbil (capital da região autônoma do Curdistão), não só em matéria petrolífera, mas na distribuição das importações.

O ministro turco de Energia chegou hoje a Bagdá liderando uma delegação governamental em visita oficial ao Iraque.

Segundo dados do governo iraquiano, mais de 15 mil pessoas morreram e outras 22 mil ficaram feridas em ataques terroristas e outros atos de violência no país em 2014. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.