Tusk alerta Tsipras que prazo para acordo com a Grécia termina no domingo
Estrasburgo (França), 8 jul (EFE).- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou nesta quarta-feira o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, que o prazo para se chegar a um acordo sobre a crise no país termina no domingo.
“Evitei falar de prazos, mas tenho que dizer que ele acaba nesta semana. Hoje é um momento especialmente difícil para a Europa e para nossa união econômica e monetária”, disse Tusk em discurso no plenário do parlamento Europeu para explicar os resultados da cúpula de líderes da zona do euro de terça-feira.
O presidente do Conselho Europeu pediu a Tsipras “esclarecimentos o mais rápido possível” sobre as propostas ainda não feitas aos sócios europeus, destacando que, em poucos dias, pode se chegar “ao pior cenário possível no qual todo mundo perderá e que será especialmente doloroso para o povo grego”.
Tusk insistiu que se a Grécia e o resto da zona no euro não consigam chegar a um acordo, isso levará a quebra do país e a insolvência de seu sistema financeiro.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que também discursou no PE, disse que é preciso aprofundar a união econômica e monetária para responder à crise grega.
Começa hoje para a Grécia e os demais membros da zona do euro uma corrida contra o relógio na qual Atenas terá que apresentar ainda nesta quarta-feira seu terceiro plano de resgate e amanhã suas propostas de reformas econômicas. EFE
emm-lmi/lvl
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.