Ucrânia acusa Rússia de participar de sublevação separatista no sudeste

  • Por Agencia EFE
  • 13/04/2014 12h44
  • BlueSky

Kiev, 13 abr (EFE).- O governo da Ucrânia acusou neste domingo os serviços de espionagem russos de participar ativamente “da sublevação separatista” e da tomada de edifícios oficiais em cidades do sudeste do país.

“Nas regiões orientais da Ucrânia, o serviço de espionagem russo e sabotadores iniciaram uma operação separatista em grande escala, com o objetivo de tomar o poder, desestabilizar a situação e separar estas regiões de nosso Estado”, assinalou o duro comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia.

A nota ainda afirmou que, “a fim de defender a vida das pessoas, a integridade territorial e a segurança do estado, o Conselho de Segurança e Defesa Ucrânia tomou a decisão de realizar uma operação antiterrorista contra este atentado ao nosso Estado”.

A Chancelaria garantiu dispor de “provas concretas” da participação dos serviços especiais russos nos incidentes que acontecem em várias cidades das regiões mais à oeste, onde manifestantes pró-russos tomaram diferentess sedes oficiais e mantêm uma queda de braço com Kiev.

O Ministério disse que apresentará as provas à comunidade internacional na reunião prevista para acontecer em Genebra no próximo dia 17 com Rússia, EUA e União Europeia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.