UE anuncia fundo de apoio à Colômbia em cúpula com Celac

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2015 14h22
  • BlueSky

Bruxelas, 10 jun (EFE).- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou nesta quarta-feira na abertura da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia que o bloco comunitário irá proporcionar um fundo para apoiar à Colômbia caso um acordo de paz seja alcançado.

“Estou muito feliz em anunciar que a UE iniciará um fundo fiduciário para apoiar ações no pós-conflito no país. Apoiamos os esforços do presidente (colombiano, Juan Manuel) Santos para conseguir uma paz duradoura na Colômbia”, disse Tusk em seu discurso de inauguração da cúpula que reúne entre hoje e amanhã 61 delegações euro-latino-americanas em Bruxelas.

Embora a cúpula entre a UE e a Celac deva se focar principalmente na relação bilateral entre as duas regiões e assuntos de interesse comum no plano global, os chefes de Estado e de governo também abordarão algumas situações específicas, como é o caso da Colômbia.

De fato, espera-se que a declaração conjunta tenha um parágrafo no qual os líderes das duas regiões mostrem apoio ao processo de negociação iniciado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pelo governo de Santos.

A UE leva tempo preparando a possibilidade de impulsionar esse fundo, “para reunir todas as contribuições europeias, um esforço internacional de apoio ao acordo de paz e à implementação das atividades necessárias em um contexto de pós-conflito”, disse recentemente o diretor-geral do Serviço Europeu de Ação Exterior para as Américas, Christian Leffler. A União Europeia, além disso, planeja apoiar um plano de desminagem na Colômbia caso haja o acordo de paz.

Essas iniciativas se somam a outras que o bloco europeu já realiza na Colômbia, como os chamados “Laboratórios de paz”, e programas que financia como é o caso de “Novos territórios de paz”, que desde 2011 testa métodos de construção da paz em regiões afetadas pelo conflito. EFE

rja/cdr

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.