UE diz que “não poupará esforços” contra “campanha do terror” do EI

  • Por Agencia EFE
  • 04/10/2014 12h57

Bruxelas, 4 out (EFE).- A União Europeia (UE) afirmou neste sábado em comunicado que “não poupará esforços para pôr um fim à campanha de terror” do Estado Islâmico (EI) após o assassinato do voluntário britânico Alan Henning, supostamente decapitado pelo grupo jihadista na Síria.

“O assassinato brutal do voluntário britânico Alan Henning é outro exemplo da campanha de terror do EI, quebrando todos os direitos e valores universais”, lamentou a Alta Representante de política Externa da UE, Catherine Ashton, em comunicado.

“Enviamos nossas profundas condolências à família deste homem que foi à Síria para tentar ajudar as pessoas que sofriam com a guerra”, afirmou a chefe da diplomacia europeia.

Catherine lembrou o “compromisso” da UE para lutar contra toda forma de terrorismo que ponha em perigo a estabilidade global e regional.

“Junto com os parceiros internacionais, a UE não poupará nenhum esforço para garantir que se ponha um ponto final nesta campanha terrorista atroz e que seus responsáveis paguem por isso”, acrescentou.

O EI divulgou nesta sexta-feira um vídeo que aparentemente mostra a decapitação de Henning, que foi sequestrado em dezembro na Síria e é o quarto refém ocidental assassinado pelos jihadistas nesse país.

No vídeo, Henning diz que “pela decisão de nosso parlamento de atacar o Estado Islâmico, eu como britânico pago agora o preço por essa decisão”.

Em seguida, seu carrasco, mascarado e vestido de preto, diz em inglês que “o sangue de David Haines (o outro refém britânico executado) está nas mãos de David Cameron e agora Henning será sacrificado e seu sangue estará nas mãos do parlamento britânico”.

A Câmara dos Comuns aprovou no último dia 26, a pedido do governo, a participação do Reino Unido nos ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos contra posições do EI no Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.