UE e Berlim pressionam Moscou a retornar ao acordo de Genebra para a Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Berlim, 2 mai (EFE).- A alta representante da Política Externa e de Segurança da União Europeia (UE), Catherine Ashton, e o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pressionaram nesta sexta-feira Moscou a “retornar” ao estipulado em Genebra perante o conflito da Ucrânia e exigiram a libertação dos observadores da OSCE.

“Nossos esforços se dirigem em uma dupla direção: a libertação o mais rápido possível dos membros da OSCE e a implementação dos acordos de Genebra para conseguir distender a situação”, indicou Steinmeier depois de se reunir com Ashton em Berlim.

“Acima das diferenças de pareceres entre as partes, é extremamente necessário retornar aos termos do estipulado em Genebra”, reiterou a representante das Relações Exteriores da União Europeia (UE).

O encontro em Berlim aconteceu imediatamente após uma reunião anterior de Steinmeier com seu colega suíço, Didier Burkhalter, em Berna, centrada além disso na situação dos sete integrantes da missão da OSCE retidos na Ucrânia, quatro deles alemães.

Fontes do Ministério das Relações Exteriores confirmaram que se tinha conseguido manter um “contato direto” com os observadores, embora tenham se recusado dar mais informação sobre sua situação e lembraram que as gestões são realizadas “sob a direção” da OSCE. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.