UE e Cuba terão nova rodada de diálogo dias 9 e 10 de setembro em Havana

  • Por Agencia EFE
  • 31/08/2015 11h59

Bruxelas, 31 ago (EFE).- União Europeia (UE) e Cuba realizarão a próxima rodada de negociações para um acordo de diálogo político e de cooperação nos próximos dias 9 e 10 de setembro em Havana, informaram fontes europeias nesta segunda-feira.

A última rodada aconteceu em junho em Bruxelas, conversas consideradas produtivas que avançaram com mais rapidez nos aspectos de cooperação e no capítulo econômico e comercial do que no político.

As negociações, que começaram em abril de 2014, estão em diferentes níveis e a parte econômica e comercial está quase completada, disseram em junho fontes comunitárias.

No aspecto político, ambas as partes têm um melhor entendimento sobre objetivos, ambições e sensibilidades.

A parte cubana confirmou também que a negociação essencial da parte do acordo correspondente ao comércio está quase concluída e que alcançaram resultados significativos em cooperação, cuja negociação se encontra em fase muito avançada.

No entanto, nesse capítulo ainda é preciso solucionar alguns temas sensíveis para a parte cubana, como a imigração.

No final de junho a UE e Cuba realizaram em Bruxelas sua primeira reunião do diálogo sobre direitos humanos, para identificar áreas de potencial cooperação e ficou combinado realizar contatos desse tipo uma vez ao ano.

Desde que europeus e cubanos iniciaram as negociações, a UE ressaltou a importância que dá ao capítulo de direitos humanos e, segundo indicaram fontes comunitárias, o acordo que será assinado com Havana incluirá cláusulas de salvaguarda a respeito, da mesma forma que em todos que a UE assina com terceiros países.

A União Europeia aplica à Cuba desde 1996 a chamada “posição comum”, uma política restritiva que condiciona as relações com a ilha a avanços democráticos e em direitos humanos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.