Uma coceira que atinge mais de 1 milhão; entenda o que é UCE

  • Por Conteúdo Patrocinado
  • 01/10/2019 10h02
ReproduçãoA urticária crônica espontânea (UCE) atinge 1 a cada 250 pessoas no Brasil

A urticária crônica espontânea (UCE) atinge cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil. Mesmo com essa incidência, a doença ainda é desconhecida por grande parte da população. O problema? Muitas vezes é confundida com uma alergia.

O fato é que a UCE não é causada por nenhum fator externo, como a ingestão de um alimento, uma situação de estresse ou o uso de um cosmético.

Você sabe o que é Urticária Crônica Espontânea? Confira abaixo uma lista das principais dúvidas sobre a doença. Para saber tudo sobre a UCE, acesse: www.tudosobreuce.com.br

O que é UCE?

A UCE – urticária crônica espontânea – é uma doença caracterizada pela ocorrência diária ou quase diária de urticas e/ou angioedema por um período maior do que seis semanas, sem que estes sejam causados por alimentos, cosméticos, produtos de limpeza ou qualquer outro fator externo.

Urticária crônica espontânea é alergia? – Não. A UCE é autoimune.

Sintomas – Os principais sintomas da urticária são caracterizados por lesões, como manchas avermelhadas e elevadas, que coçam, aparecem e desaparecem em menos de 24 horas sem deixar marcas, e podem vir acompanhadas de inchaço nos lábios, pálpebras, língua, extremidades e genitais (angioedema). 

O que são urticas e angioedemas?

As urticas são lesões em alto relevo na pele, geralmente rodeadas por uma borda avermelhada, que coçam intensamente, a ponto de fazer com que o paciente não consiga mais dormir ou exercer suas atividades diárias, como trabalhar, estudar, passear, namorar, etc. As urticas têm uma característica bastante peculiar: elas permanecem no mesmo local por no máximo 24 horas, reaparecendo depois em outras áreas. Isso dá a sensação para alguns pacientes de que elas estão se movendo pelo corpo.1,4

Já o angioedema é um inchaço das camadas mais profundas da pele, mais associado a dor do que a coceira. O angioedema pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas traz mais impacto quando se manifesta no rosto, pois deforma significativamente a aparência das pessoas afetadas e causa, além da dor, muito constrangimento. O angioedema aparece muito rapidamente, em minutos, e some em até 72 horas, reaparecendo ou não em outras partes do corpo.

As pessoas com UCE podem ter somente urticas, ou somente angioedema, ou urticas e angioedema ao mesmo tempo.

Qual a diferença entre urticária e UCE?

Na urticária, muitos fatores externos como cosméticos, medicamentos, alimentos, produtos de limpeza podem causar os sintomas como urticas e angioedema. A grande diferença é que na UCE as lesões aparecem espontaneamente, sem ação de agentes externos e sim pelo próprio organismo.8,9

Mas é possível viver bem, livre dos sintomas da UCE? É sim, não desista

O desconhecimento sobre a UCE é tamanho que 67% dos pacientes desistiram de procurar ajuda médica e a maioria acredita que os médicos não podem mais ajudá-los.10 Mas isso não precisa ser assim.

O sucesso no tratamento da UCE significa viver sem sintomas da doença.9 Ter acesso a informações e fazer acompanhamento com um especialista (alergista/imunologista ou dermatologista) são fundamentais para atingir esse controle total da UCE.

A boa notícia é que 92% das pessoas com UCE conseguem viver sem nenhum sinal ou sintoma doença quando recebem o tratamento adequado.