Unasul anuncia que Venezuela terá eleições parlamentares em setembro

  • Por Agencia EFE
  • 07/03/2015 14h29

Quito, 7 mar (EFE).- A Secretaria Geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) informou neste sábado que as eleições parlamentares na Venezuela acontecerão no próximo mês de setembro e ressaltou que esses pleitos se apresentam como o melhor cenário para dirimir a controvérsia política nesse país.

Nestas eleições, cuja data não tinha sido informada até agora, será renovada a totalidade das cadeiras da Assembleia Nacional da Venezuela, cuja maioria atualmente é governista.

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Tibisay Lucena, disse no último dia 25 de fevereiro que nas “próximas semanas” seria definida a data pleito e informou que as primárias para a aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) aconteceriam em 17 de maio e para o governista Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSUV) em 21 de junho.

No comunicado divulgado hoje em Quito, a Unasul não especifica o dia de setembro em que será realizado o pleito legislativo, mas destaca a importância do mesmo.

O texto oficial da Unasul recolhe declarações de seu secretário-geral, o colombiano Ernesto Samper, que preside uma comissão do organismo integrada também pelos chanceleres de Brasil, Colômbia e Equador, que visita Caracas para apoiar um processo de “diálogo e paz” na Venezuela.

Samper disse que para a Unasul o pleito legislativo se apresenta como “o melhor cenário para que se confrontem as diferenças políticas e se dirimam as controvérsias”.

“Fazemos um chamado à oposição para que exerça através do processo democrático seu legítimo direito ao dissentimento”, acrescentou o secretário da Unasul.

Samper também reiterou a preocupação gerada no grupo pelas informações sobre aparentes tentativas desestabilizadores na Venezuela.

“Recebemos uma importante informação sobre fatos de ordem nacional e internacional que estão ameaçando a estabilidade democrática da Venezuela, que registramos com preocupação”, acrescentou Samper, que se reuniu ontem com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Samper lidera a comissão de Unasul na Venezuela que também é integrada pelos chanceleres de Brasil, Mauro Vieira; da Colômbia, María Ángela Holguín, e do Equador, Ricardo Patiño.

Além de reunir-se com o governo e a oposição, a comissão se encontrou com diversos poderes públicos, como a Corte Suprema de Justiça, o Ministério Público e o Conselho Nacional Eleitoral , organismos cuja atuação centrou muitas das queixas de grupos opositores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.