Unasul está disposta a ajudar em crise entre Colômbia e Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 25/08/2015 01h19

Quito, 25 ago (EFE).- O secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o ex-presidente colombiano Ernesto Samper, afirmou nesta segunda-feira que a organização regional está disputa a ajudar na solução da crise fronteiriça surgida entre Venezuela e Colômbia.

“Como disse aos Presidentes: a Unasul está disposta a ajudar na inadiável solução da crise fronteiriça quando os governos da Colômbia e Venezuela considerarem conveniente”, escreveu Samper em sua conta no Twitter.

Além disso, afirmou que “as deportações de colombianos pela Venezuela rarefazem o clima de opinião necessário para perseguir os paramilitares colombianos que estão passando pelas fronteiras”.

O anúncio do secretário-geral de Unasul, organização que tem sede em Quito, veio após a solicitação feita pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que pediu para ativar a Unasul e convidar “de maneira imediata” Samper a Caracas para tratar sobre o problema fronteiriço com a Colômbia.

“Que venha imediatamente, é um homem de grande capacidade (…) muito objetivo, com grande experiência, e que a presidência pro tempore também nos envie o que o presidente Tabaré (Vázquez) considerar e nos apoie”, acrescentou Maduro em um encontro com a imprensa internacional no palácio presidencial de Miraflores em Caracas.

As chanceleres da Colômbia, María Ángela Holguín, e da Venezuela, Delcy Rodríguez, se reunirão na próxima quarta-feira na cidade colombiana de Cartagena de Indias para tratar deste problema fronteiriço. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.