Urnas fecham na Califórnia à espera de reeleição histórica de governador

  • Por Agencia EFE
  • 05/11/2014 03h41

San Francisco, 4 nov (EFE).- As zonas eleitorais da Califórnia, nos Estados Unidos, fecharam suas portas nesta terça-feira às 20h locais (2h de Brasília da quarta-feira), em um dia sem sobressaltos que deve ser concluído com a reeleição histórica para um quarto mandato do governador democrata Jerry Brown.

Brown obteve a preferência do eleitorado após reduzir o enorme déficit estadual e trabalhar com o Legislativo para aumentar os recursos para educação e melhorar as políticas carcerárias.

Seu oponente, o republicano Neel Kashkari, que ajudou a liderar o resgate bancário durante a recente recessão nos Estados Unidos, passou praticamente despercebido e ninguém considerou que tinha possibilidades de sucesso.

Brown foi governador entre janeiro de 1975 e janeiro de 1983 e foi reeleito novamente em 2010 para um terceiro mandato.

Nenhum governador da Califórnia ocupou o cargo durante quatro mandatos.

O estado mais populoso dos EUA, com mais de 38 milhões de habitantes, também renova hoje vários cargos estaduais, como o de vice-governador, tesoureiro e procurador-geral do estado, assim como seus 53 deputados na Câmara dos Representantes federal.

Democratas e republicanos centralizaram seus esforços nas disputas mais apertadas para a Câmara dos Representantes que foram travadas em Sacramento, San Diego e no condado de Ventura.

As pesquisas anteciparam que cerca de 8,2 milhões de californianos exerceram seu direito ao voto nesta terça-feira, o que representa uma participação de 46,1% dos eleitores registrados.

O estado da Califórnia submeteu também hoje a referendo seis propostas legislativas sobre a água, sobre processos por negligência médica e sobre os cassinos, entre outras.

Em nível local, a atenção ficou por conta das propostas nas cidades de San Francisco e Berkeley para aumentar os impostos sobre os refrigerantes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.