Uso consciente de dinheiro pode começar na adolescência

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2016 20h36
Marcos Santos/USP Imagens cartao de credito Cartão de crédito Teen Card

Um estudo encomendado pelo Banco Mundial para a Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) constatou a mudança positiva na atitude de alunos brasileiros do ensino fundamental que foram educados financeiramente desde cedo. Esses jovens discordam, por exemplo, em ‘comprar o que quer e só depois ver como pagar’. Já os adolescentes que não receberam os princípios de educação financeira não enxergam como problema ‘dever dinheiros a outros’. A pesquisa, de 2015, foi aplicada em 9 mil alunos do terceiro, quinto, sétimo e nono anos.

Atenta a esta tendência financeira, a Agillitas, empresa do Grupo Rendimento especializada em soluções de pagamento e emissora de cartão pré-pago em reais e em moeda estrangeira, acaba de lançar, em parceria com a Visa, o cartão pré-pago #TeenCard, destinado ao universo teen, com idade entre 12 e 17 anos.

Segundo Tatiana Ziegler, superintendente de Operações da Agillitas, este cartão foi desenvolvido para ajudar os pais a ensinarem os filhos a fazerem o uso consciente do dinheiro, como utilizarem a mesada dentro de um orçamento limitado e a construírem a independência financeira. “Os pais carregam o pré-pago com o valor da mesada e o filho passa a administrar o próprio dinheiro”, explica.

De pais para filhos

Com o #TeenCard, os pais conseguem oferecer mais liberdade e responsabilidade aos filhos, pois é o único serviço do mercado que permite ao pai um acesso isolado, não sendo necessária a senha do filho para consulta do extrato on-line.   “A mesada é um meio de explicar aos jovens como administrar e poupar dinheiro. Sabendo como e onde eles gastam, é possível orientá-los de forma mais assertiva”, diz Ziegler. O produto também traz mais praticidade, pois não é necessário ir até o banco sacar dinheiro e entregar ao adolescente, basta apenas carregá-lo on-line ou transferir o dinheiro entre os cartões, de qualquer lugar. Além disso, para adquirir o pré-pago, não é necessário ter conta em banco. Já o adolescente pode usar o #TeenCard em gastos com cinema, lanchonetes, parques, compras e em diversos outros lugares, e ainda recargar o celular com o saldo do cartão e pagar contas, principalmente boletos.

O cartão também possibilita dividir a conta com os colegas sem complicação e sem troco. Para aprender a controlar a mesada, ele pode consultar sempre que quiser o saldo, optando por gastar o dinheiro ou acumular conforme as recargas sejam efetuadas pelos pais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.